Qual a diferença entre empreendedor e empresário?

Artigo 3

O empreendedor é aquele que acredita, tem a visão e dá inicio a um empreendimento. Ele tem a coragem e a vontade de realizar. Muitos empreendedores têm problemas com suas empresas após certo tempo de funcionamento por falta de conhecimentos de gestão. Não entendem de finanças, organização e planejamento, têm dificuldades em liderar pessoas e quanto mais os problemas vão se agravando mais eles desanimam com a atividade empreendedora. O que falta a eles é ter a competência de um empresário. O empresário é aquele que administra uma empresa. Aplica técnicas e ferramentas de gestão, tem um planejamento e o coloca em prática. Sim precisamos do perfil empreendedor, que é quem move o mundo com suas ideias e paixões, mas precisamos de empresários, que é quem faz a empresa progredir trazendo os resultados esperados pelo empreendedor. Veja neste artigo a diferença entre empreendedor e empresário

Por que alguns empreendedores não são empresários? Como se comporta um empresário de sucesso?

Muitos empreendedores começaram suas empresas sem saber nada de gestão. Um bom chefe de cozinha abre o seu próprio restaurante ou um bom vendedor após trabalhar muito tempo com vendas resolve abrir a sua própria loja como derivação da sua atividade profissional. Outros abrem uma empresa por necessidade. Não conseguem emprego ou precisam ganhar mais dinheiro e com pouco dinheiro dão inicio a um empreendimento. Outros têm uma ideia genial ou criam um produto inovador e acreditam que vão ficar milionários com a venda deste produto. O que acontece com esses empreendedores:

  • Por não ter experiência gerencial e empresarial ou mesmo por falta de informações importantes para tomar decisões, cometem vários erros e perdem muito dinheiro. Em alguns casos perdem até a empresa. O que era um bom negócio e tinha tudo para dar certo se torna um pesadelo com tantos problemas que surgem
  • Muitos deles são sobrecarregados de trabalho. São o senhor faz tudo” porque não têm como pagar bons salários para ter uma equipe profissional e não têm todos os recursos necessários para tocar sua empresa, comprar todo equipamento necessário, investir em Marketing ou no melhoramento do produto

À medida que a empresa cresce é impossível que o empreendedorconta de todas as tarefas sozinho. O empreendedor tem que saber contratar pessoas certas para a sua equipe e saber qual lugar ele deve ocupar na sua empresa. Se ele tem perfil mais comercial, gosta de negociar e lidar com pessoas é o que ele gosta de fazer, então ele deve estar a frente das vendas e contato com clientes. Não pode assumir funções administrativas porque não se sentirá realizado no seu trabalho. Mas se ele tem perfil mais analítico e controlador deve assumir funções mais administrativas e estratégicas porque não é do seu perfil lidar constantemente com pessoas em situações de negociação, convencimento e relacionamento. Há um terceiro perfil que é a pessoa criativa e inventora. Com este perfil, o empreendedor deve ficar concentrado em áreas de criação de produtos, gerenciamento da produção e usar todo o seu talento criativo

Seja qual for o perfil, estar no lugar certo ao conduzir uma empresa fará toda a diferença nos resultados e na motivação do empreendedor para levar a frente o sonho de sucesso empresarial. E contratar pessoas com perfis complementares ao dele, competentes e comprometidas para ocupar as demais funções da empresa. Este é um ponto de muita atenção por dois motivos: Alguns empreendedores são do tipo que querem fazer tudo eles mesmos do jeito deles, não aceitam opiniões, não confiam em ninguém ou não sabem dar ordens. Ou seja, não sabem delegar. O resultado é a sobrecarga de trabalho, perca de pessoas talentosas que não vão conseguir trabalhar com ele e problemas se acumulando porque tudo depende da decisão ou ser do jeito que ele quer, não deixando espaço para seus funcionários decidirem e agirem por conta própria. O segundo motivo é que não sabem contratar ou contratam pessoas e não as treinam adequadamente e nem dizem a elas o que se espera delas, ou seja, quais resultados elas devem entregar. O resultado é a frustração e a crença de que ninguém sabe trabalhar direito

Quanto mais o empreendedor ficar em atividades operacionais do seu negócio, menos tempo ele terá para pensar na estratégia da empresa, fazer contatos que alavanquem os negócios e tomar decisões que só ele pode tomar por ser o dono. Estas decisões quanto mais tempo demora para serem tomadas ou se não forem tomadas irão prejudicar consideravelmente o desempenho da empresa

Continue lendo para saber mais sobre o comportamento de empresário

Não importa o tamanho da empresa, é necessário começar a pensar como empresário logo que se inicia um negócio. Por isto, investir em estratégia e gestão passa a ser requisito essencial para a sobrevivência e o sucesso das empresas num mercado tão competitivo e numa economia tão instável neste século 21. Com a nova dinâmica empresarial com muita concorrência, margens de lucro baixas, falta de pessoal qualificado e economia cada vez mais instável, não dá mais para ser amador nos negócios. Bons empreendedores necessitam ser também bons empresários

São 4 pontos de atenção que o empreendedor deve estar atento para ser também um empresário:

  1. Vida pessoal – compatibilizar a vida pessoal com a condução do negócio. Ter negócio próprio tomará muito tempo, exigirá muita atenção e às vezes não possibilita a retirada de dinheiro necessária para a vida pessoal. Se o empreendedor não sabe lidar com estes aspectos ficará frustrado, vai trabalhar muito e se sentir insatisfeito podendo até desistir de tudo. Muito comum também não saber gerenciar as finanças e tirar dinheiro para uso pessoal e bancar um alto padrão de vida, comprometendo o caixa da empresa. Um empresário não age assim. Ele tem disciplina, planeja e sabe exatamente como separar vida pessoal e profissional e separar o dinheiro que é da empresa daquele que é dele
  2. Pensamento estratégico – definir o modelo do negócio e ter objetivos definidos para a sua empresa, bem como um plano de ação claro e factível que leve ao alcance daqueles objetivos. Saber o que fazer, como fazer, quem vai fazer e que resultados se deseja alcançar. Levantar os recursos necessários sem comprometer as finanças e saber delegar para sua equipe são atitudes de um empresário
  3. A operação – entender do negócio, ou seja, da operação, da tecnologia e dos processos que entregam valor ao cliente. Saber fazer na qualidade certa para se manter competitivo e poder crescer, destacando-se no mercado
  4. A gestão – delegar tarefas para as pessoas certas. Atribuir responsabilidades, acompanhar a realização do trabalho dando feed-back e cobrar pelos resultados que já foram bem definidos e acordados entre o empresário e os seus funcionários. Ter informações completas para tomar as melhores decisões. Exigência máxima de organização e qualidade. Prover os recursos necessários para a empresa funcionar e os funcionários trabalharem adequadamente. Fazer, enfim, uma gestão profissional para que as pessoas contratadas dêem o resultado que se espera delas e se alcance todos os objetivos definidos e desejados. Assim age um empresário profissional

Pesquisa da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) revela que a maior preocupação dos empresários entrevistados é com o resultado (67%), depois processos (51%) e pessoas (51%)

Que resultados o empreendedor espera? Estes resultados são definidos no planejamento estratégico em forma de objetivos. A fase seguinte ao planejamento é organizar os processos e a estrutura, bem como contratar as pessoas certas que vão executar as tarefas necessárias para se atingir estes resultados. Por isso, ao se contratar alguém para trabalhar o empresário deve se certificar que tenha o perfil certo para o cargo para facilitar o seu desempenho. Deve-se acordar quais os resultados são esperados e dar a ele os recursos necessários para que possa trabalhar. Ao trabalhar, ele deverá seguir os processos definidos, pois foram estudados, testados e alinhados com os objetivos estratégicos do planejamento

Se você é empreendedor e não tem muitos recursos para montar a equipe necessária e ideal, escolha qual área você deve estar a frente se comercial, operacional ou gerencial e contrate alguém para cuidar das outras áreas. A área que você escolher para atuar tem que ser aquela compatível com o seu perfil porque assim você terá prazer em trabalhar e deve ser uma área estratégica que vai garantir o sucesso e crescimento da empresa. Se você é um bom vendedor, dedique-se a área de vendas e a fazer negócios, se você é o que entende da técnica e da parte operacional, dedique-se à operação e contrate um bom gestor de vendas

Se não pode pagar um bom salário, contrate alguém com perfil que possa ser desenvolvido ao longo do tempo até que essa pessoa se torne muito competente no que faz. Neste caso, você deverá ter formas de controle e acompanhamento do trabalho dela para garantir o resultado desejado por você. Não a deixe sozinha. Delegar é mandar alguém fazer e acompanhar a execução se comprometendo com o resultado juntamente com quem faz. Delargar é mandar alguém fazer e não se preocupar com o como o trabalho está sendo feito o que pode dar errado e não trazer o resultado desejado

Dê um jeito de pagar para alguém te ajudar e você se concentrar no foco do negócio para ganhar dinheiro e assim poderá pagar por este profissional e no futuro contratar outros profissionais e formar uma equipe excelente para trabalhar para você

O que vimos neste artigo:

  • O empreendedor é aquele que acredita, tem a visão e dá inicio a um empreendimento. O empresário é aquele que administra uma empresa, aplica técnicas e ferramentas de gestão, tem um planejamento e o coloca em prática
  • Alguns empreendedores fracassam por não ter experiência gerencial e por falta de informações importantes para tomar decisões. Eles cometem vários erros. São sobrecarregados de trabalho, porque não têm como pagar bons salários para ter uma equipe profissional e não têm todos os recursos necessários para tocar sua empresa
  • O empreendedor tem que saber contratar pessoas certas para a sua equipe e saber qual sua função na empresa. Se ele tem perfil mais comercial, ele deve estar a frente das vendas e contato com clientes. Mas se ele tem perfil mais analítico e controlador ele deve assumir funções administrativas e estratégicas
  • Se não pode pagar um bom salário, contrate alguém com perfil que possa ser desenvolvido ao longo do tempo. Neste caso, você deverá ter formas de controle e acompanhamento do trabalho para garantir o resultado desejado por você. Delegar é mandar alguém fazer e acompanhar a execução se comprometendo com o resultado. Delargar é mandar alguém fazer e não se preocupar com o como o trabalho está sendo feito
  • Não importa o tamanho da empresa, é necessário começar a pensar como empresário logo que se inicia um negócio. Por isto, investir em estratégia e gestão passa a ser requisito essencial para a sobrevivência e o alcance de melhores resultados

Conheça a história real de um empreendedor que não tinha a competência de empresário. O nome é fictício para preservar a identidade dessa pessoa:

O Senhor Fazer Tudo – Jean Pierre decidiu abrir seu restaurante após trabalhar muitos anos como auxiliar de cozinha, cozinheiro e chefe de cozinha. Como conseguiu boa reputação na gastronomia e muita experiência ao longo dos anos de trabalho, achou que era a hora de ter seu próprio negócio. Com suas economias e muita vontade de criar o restaurante dos seus sonhos, Jean abriu o restaurante gastando quase duas vezes mais o dinheiro que tinha economizado, pois não fez planejamento para abrir a empresa. Ele comandava a cozinha, fazia compras, cuidava de toda parte administrativa e financeira. Só tinha uma auxiliar no escritório, uma jovem sem experiência que era filha de um grande amigo. Contratou a moça por achar que precisava de alguém de confiança nessa função

Após 1 ano de funcionamento, o caos se estabeleceu. Exausto de tanto trabalhar, problemas acumulando com funcionários, atraso de pagamentos a fornecedores e impostos, Jean Pierre tinha duas escolhas: ou fechava as portas ou contratava um profissional de gestão competente e bem remunerado para ajudá-lo na gestão

Como sua profissão e paixão é a gastronomia, Jean se dedicou inteiramente a parte operacional do restaurante, ao cardápio e ao atendimento ao cliente. Contratou um gestor que assumiu a administração e gestão financeira. Após 6 meses de trabalho, tudo começou a ser melhor, a vida pessoal de Jean, as finanças e o ambiente de trabalho com muito mais organização, menos estresse e com uma equipe competente e dedicada

O medo de Jean era não conseguir pagar o salário de um profissional qualificado e deixar na mão de outra pessoa o controle financeiro da sua empresa. Porém, este receio fez ele perder muito mais dinheiro do que se tivesse desde o início investido na gestão profissional do seu negócio. Jean aprendeu que com bom planejamento, organização administrativa e controle financeiro é possível pagar bons salários para aqueles que só trazem resultados positivos para a empresa. Mesmo que não seja ele que executa as tarefas, ele pode acompanhar seus funcionários e o seu gerente para garantir que ninguém lhe dê prejuízos e que as coisas sejam feitas como ele gostaria que fosse. Um empreendedor dedicado com uma mente de empresário desenvolvida são garantias de sucesso ao criar e desenvolver uma empresa

Para saber mais:

Veja mais neste site: FNQ (Fundação Nacional da Qualidade)

Veja também os artigos: artigo 1, artigo 2


 

Plano de Ação – Tarefas:

Ao final de cada post deste blog poderá ser proposta uma tarefa que ajude você a organizar a sua empresa. São 30 tarefas ao todo que se bem executadas vão mudar a forma de você trabalhar sendo mais organizado e mais estratégico. Não deixe de verificar e executar todas as tarefas propostas. Se precisar tirar alguma dúvida é só entrar em contato conosco pelo formulário de contato

Comece por aquela tarefa que acredita ser mais fácil e rápido de executar. Dessa forma, a cada tarefa concluída com êxito, mais motivação você terá fazer as demais que estão faltando, inclusive aquelas mais difíceis. Está em suas mãos a solução para seus problemas de gestão. Como bom empreendedor, aceite o desafio e mãos a obra

Tarefa N.3 – Faça seu diagnóstico de competências

Faça o diagnóstico de competência de empresário aqui para saber quais competências você precisa desenvolver. Você receberá no seu email o relatório do diagnóstico e depois em outro email um ebook para te auxiliar a adquirir estas competências, uma cortesia do programa Mente de Empresário

Qual a diferença entre empreendedor e empresário?

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